CONVÊNIO

HOME / CONVÊNIO

Gestão de Elias Cabral Maciel (1991 – 1995)

Elias Cabral Maciel foi o primeiro presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), ocupando o cargo por dois mandatos, os biênios 1991/1992 e 1993/1994.

Na época, a estrutura da CAARN era composta apenas por uma pequena sala de atendimento localizada na sede da OAB/RN, no bairro da Ribeira. Em razão de suas reduzidas dimensões, o espaço foi considerado inadequado pela diretoria, e no ano seguinte, em 1992, foi adquirida pela Ordem uma sala no Edifício Barão do Rio Branco, no bairro de Cidade Alta; desta vez com as condições apropriadas para as atividades a serem realizadas pela Caixa.

Foram muitas as dificuldades financeiras até a diretoria conseguir cobrir os custos da reforma e adaptação da sala (móveis, divisórias e linha telefônica). Somente após a conclusão da obra a equipe iniciaria uma pequena assistência aos advogados com a feitura dos primeiros convênios, garantindo preços diferenciados à classe por meio de descontos e vantagens na aquisição de produtos e serviços, principalmente na área da saúde.

Foi viabilizada também a participação do presidente nos Encontros Nacionais das Caixas de Assistência dos Advogados. O evento, que acontece uma vez por ano, serviu para que Elias compreendesse melhor o universo das CAAs. Por meio destes encontros, ele tomou conhecimento do quão grandioso era o trabalho desenvolvido por outras Caixas, como a de São Paulo (CAASP), Rio de Janeiro (CAARJ), e Paraná (CAAPR). Pôde perceber também que os problemas financeiros enfrentados pela CAARN eram recorrentes também nas outras Caixas de pequeno porte, em virtude do repasse da OAB, que era bastante abaixo do percentual estabelecido por lei.

Em razão desses impasses, a instalação do gabinete dentário só foi possível no último ano da sua segunda gestão, em 1994. Um marco para a Caixa de Assistência, que a partir deste momento passava a disponibilizar atendimento odontológico aos advogados.

No ano seguinte, em fevereiro de 1995, a advogada Ana Maria de Farias Cavalcanti assumia a presidência da entidade.


Últimas notícias

XXIII Conferência Nacional - Terceiro Dia

Veja mais

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER